Os jovens arapiraquenses, com idade entre 15 e 29 anos, terão mais um importante instrumento para a qualificação profissionalizante com a implantação do Espaço 4.0 no campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na Capital do Agreste.
Na manhã desta sexta-feira (25), o sexto laboratório do Programa Espaço 4.0 foi inaugurado no campus de Arapiraca.
A solenidade contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa; reitor Carlos Guedes; diretor do campus de Arapiraca, professor Fábio Ribeiro; do representante da Secretaria Nacional da
Juventude, Gerson Vicente; senador Rodrigo Cunha, além de pró-reitores, professores, estudantes e convidados.
O promotor de justiça Rogério Paranhos; os secretários municipais de Educação, Ivana Carla; de Infraestrutura, Roany Izidoro, arquiteta Malena; secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, bem como os vereadores Adriano Targino, Márcio do Canaã, vereador Doutor Fábio e Givaldo Muniz Bicudo também participaram do evento.
Na abertura da solenidade, o Mestre Elias Fortunato e sua neta Julhinha fizeram apresentação do Guerreiro Asa Branca para o público.
O Espaço 4.0 é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.
O laboratório do tipo contêiner está equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de Internet das Coisas e de Robótica Educacional, drones, etc, e irá comportar a
oferta de cursos como Desenho 2D e Impressão 3D, Internet das Coisas, Robótica Educacional, Desenvolvimento de Aplicativos Android, Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução à Programação Web, com carga horária de 20h e 40h.
Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou o reitor Carlos Guedes, o diretor do campus do Ifal de Arapiraca, Fábio Ribeiro e toda equipe, pela implantação do espaço destinado à qualificação profissionalizante.
“Conheço toda história de lutas para a chegada do Ifal em Arapiraca, e quero destacar a resiliência, principalmente dos professores, no início da implantação do campus, que funcionou de forma provisória em vários locais e, agora, tem um espaço adequado e recebe esse importante laboratório para ampliar as oportunidades aos nossos jovens. Somente pela educação é que teremos um futuro melhor para nossa Arapiraca, Alagoas e o Brasil”, completou o prefeito.